Disfagia e Inverno – Receitas para aquecer a alma!

Hoje começo uma série de postagens com receitas que irão aquecer o corpo e a alma dos nossos pacientes neste friozinho, e, de quebra, vai aquecer toda a família também!

Receitas perfeitas para o frio e para o paciente disfágico envolvem sopas, cremes e caldinhos! Isso mesmo, a boa e velha sopa, que traz ares de nostalgia, conforto, calor…hummmm

Ai Cris, sério? Sopa?? que coisa mais sem graça! Nãooooo…não vai ser sem graça não! Espera só pra ver!!

Aliás, você sabia que a sopa está presente na alimentação humana desde a pré-história?? Ela nasceu quando o homem se deu conta de que as carnes duras que caçava ficavam mais macias e saborosas  quando cozidas com água e ervas! Por ser um prato fácil, acessível, nutritivo e energético, os caldos e as sopas foram a base da nutrição de, praticamente, todas as civilizações! Ao longo do tempo foi se aprimorando receitas, adicionando elementos e ela foi fazendo parte do repertório culinário, chegando a ilustrar o menu de jantares reais. Sua versatilidade faz com ela possa ser uma entrada ou prato principal; mais caldosa ou cremosa, é só escolher!! Vamos lá então?! A primeira da lista será um maravilhoso Creme de Aspargos (é divino, gente!)

Espero que gostem! 😉

Fonte: panelinha.ig.com.br
Fonte: panelinha.ig.com.br

Creme de Aspargos (receita da Rita Lobo)

  • 6 aspargos (frescos ou em conserva)
  • 1/4 de cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Lave e seque bem os aspargos. Corte e despreze a base dura e branca dos talos. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para decorar a sopa (opcional). Fatie o restante dos aspargos em rodelas médias. Descasque e pique a cebola e o alho.

3. Leve ao fogo médio uma panela pequena para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto. Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando.

5. Regue com a água, tempere com sal e pimenta-do-reino, misture e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, até os aspargos ficarem bem macios.

6. Na própria panela, com cuidado para não se queimar, bata a sopa com o mixer até ficar lisa. Se preferir bata a sopa no liquidificador – coloque um pano de prato dobrado sobre a tampa, segure firme e bata até ficar lisa.

7. Junte à sopa o creme de leite fresco, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Prove e acerte o sal e a pimenta. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas.

IMPORTANTE: verifique o ponto de consistência do seu paciente/ familiar, se for o caso, ajuste com mais líquido. À medida que o creme esfria, ele irá engrossar.

 

√ Lembre sempre de verificar com a nutricionista se o paciente pode consumir os ingredientes da receita e as condições para inserí-la em sua dieta!

Anúncios

Um comentário em “Disfagia e Inverno – Receitas para aquecer a alma!

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s