Dieta Pastosa na Semana Farroupilha! Moranga Caramelada, tchê!! ♥♥ #porumpastosomelhor

Seguindo a série de receitas que tragam alimentos e pratos típicos gaúchos, eu não podia deixar de fora a Moranga Caramelada! Este prato típico da culinária gaúcha é um delicioso acompanhamento e também pode ser feito pastoso! Vamos à receita:

Moranga Caramelada

Ingredientes

  • 1/2 kg de moranga cabotiá
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 cravos-da-índia (opcional)
  • 1 canela em pau (opcional)

Modo de Preparo
Corte a moranga em pedaços grandes, retire as sementes e a casca. Em uma panela no fogo, misture o açúcar e a água, mexendo somente até o açúcar dissolver. Deixe ferver por 10 minutos, até obter uma calda espessa. Acrescente os cravos e a canela e junte a moranga. Cozinhe por 30 minutos até a moranga ficar bem macia. Leve as morangas ao liquidificador ou mixer e bata até obter um creme liso (sem colocar a calda q fica na panela). Sirva quente.

Dicas:

– A receita pode ser feita sem os cravos e a canela (eu prefiro quando é acompanhamento!)

– Cuidado para que não fique caramelo cristalizado que pode não se dissolver na hora de bater.

– Dependendo do nível de disfagia e necessidade de consistência do paciente, a moranga pode ser somente amassada para formar um purê! Verifique a orientação da(o) fonoaudióloga(o) responsável.

– Enquanto a calda estiver apurando, não mexa para não açucará-la. Esse prato pode ser servido como acompanhamento ou sobremesa.

– A moranga cabotiá é a que tem a casca verde.

 

Receita: Revista Sabores do Sul

Foto: Google Images

 

√ Lembre sempre de verificar com a nutricionista se o paciente pode consumir os ingredientes da receita e as condições para inserí-la em sua dieta!

Deixe um Comentário