É verão! Dicas para manter o paciente disfágico hidratado!♥ #porumpastosomelhor

A cada ano que passa a temperatura do planeta sobe um pouco mais. E é no verão que o corpo precisa de ainda mais líquidos para se manter hidratado. Uma boa hidratação é fundamental para que todas as funções sejam desempenhadas de maneira adequada.

Quem atende ou é familiar de um paciente disfágico sabe bem como é essa preocupação… Em outro post, falei mais sobre a importância da hidratação e os perigos de quando o paciente já está desidratado, bem como dos sinais para identificar quando o paciente já está ficando desidratado. Se você ainda não viu, não deixe de ler aqui!!

Diante da maior dificuldade que os pacientes disfágicos tem em consumir líquidos quando estão espessados, é preciso estar atento e oferecer opções que ajudem o paciente a se manter hidratado. Confira estas dicas:

  • Incentive a ingesta de líquidos ao longo do dia. Várias vezes ao dia, ofereça um volume pequeno de líquido. É mais difícil o paciente tomar um copo bem cheio de líquido espessado de uma só vez. Oferecer mais vezes o volume dividido em porções facilita a aceitação.
  • Evite copos cheios e grandes. Ofereça os líquidos em copos pequenos e baixos, que serão mais fáceis para o paciente engolir.
  • Mantenha sempre as bebidas que o paciente mais gosta. Oferecer sabores conhecidos à ele e que serão mais atrativos, facilita a aceitação.
  • Procure sempre oferecer os líquidos espessados frios ou gelados. O sabor ficará muito melhor, até mesmo para a água.
  • Use e abuse das águas aromatizadas. Elas oferecem uma melhor aceitação quando são espessadas. Você pode testar algumas destas receitas aqui!
  • Ofereça alimentos ricos em líquidos como sopas e caldos, sempre cuidando a consistência segura para o paciente.
  • Se achar que o paciente pode estar apresentado sinais de desidratação, procure auxílio médico.

 

♦ As informações contidas neste Blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas ou outros especialistas. Se tiver alguma dúvida, procure um dos profissionais.

Anúncios

Um comentário em “É verão! Dicas para manter o paciente disfágico hidratado!♥ #porumpastosomelhor

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s