♥♥ Especial Dia das Mães com Disfagia ♥♥ #porumpastosomelhor

“O amor de uma mãe é o combustível que faz um ser humano conseguir o impossível”

O Dia das Mães está quase aí: vai ser no 3º domingo a partir de hoje!!! Este ano estou preparando uma série de posts, pra lá de especial, dedicado à ela, que nos cuida desde sempre e que agora está precisando de todo nosso carinho e cuidados. Estou começando com bastante antecedência justamente para ninguém ter desculpa: – vai dar tempo pra organizar um dia pra lá de especial pra ela, ok!? ♥♥ Ahhh, e me acompanha, porque vai ter até presentinho ♥♥♥♥

Neste post, vou falar (ou melhor, re-falar!!) da importância desse capricho e planejamento com as refeições em um dia especial como este!

A melhor parte de uma refeição em uma data especial é a atmosfera. A reunião de familiares e amigos, as decorações, a música, tudo isso é tão importante quanto a própria refeição. Comer com a família e amigos pode ser mágico.

Mas, como a pessoa com disfagia pode comparecer? Quem me conhece já sabe que eu insisto muito nesse assunto, não é? Tentar devolver a dignidade ao se alimentar é fundamental na qualidade de vida do paciente disfágico, além de ajudar na adesão ao tratamento, uma vez que o paciente consegue perceber que ainda pode participar de momentos especiais em família!

A única coisa necessária é um pouco de planejamento antecipado. Você pode preparar para o familiar disfágico a mesma comida (ou parte dela) que o resto da família estarão desfrutando, com algumas alterações. Só porque a textura da comida mudou, não significa que a pessoa tenha que ser isolada.

Ok, eu sei que cada paciente é diferente e que alguns tem mais limitações que outros. Mas sei também que com criatividade, planejamento e disposição tudo é possível. Talvez não seja da maneira ideal, mas dá para fazer o dia especial, ser realmente diferente dos outros dias, não é?!

Pensando nisso, estas dicas abaixo são essenciais para fazer a diferença no Dia das Mães:

  • Sabe aquela louça que nunca se usa, que fica guardada do tempo “do enxoval”, ou que era “da avó”, AGORA é hora de usar!!
  • Aquela toalha mais bonita de festa também!
  • Nada de panela na mesa, é dia de servir tudo bem caprichado!
  • Também é dia de caprichar em todas as refeições do dia da mãezona disfágica!
  • No almoço, aquele planejamento especial para entrada+prato principal+sobremesa (com direito à drink também, né). Vou dar dicas e receitas nos próximos dias
  • Qual é a mãe que não gosta de flores? Vale colocar umas na mesa pra decorar!!

Me acompanhe neste Especial que vai ter bastante dica! E no final, um presentinho!!!

Vamos fazer um Dia das Mães Especial para as mamães disfágicas Brasil afora… Compartilha comigo fotos e o que foi feito nesse dia, pelo Facebook, Instagram ou aqui nos comentários do Blog. Vou adora saber!! Vamos fazer mais #porumpastosomelhor ♥

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s