Disfagia e Criatividade…

Para se trabalhar com culinária na dieta Pastosa é necessário criatividade, sem dúvida!!!  Quando se fala em criança então, isso é indispensável!!!!!

Aproveitando que estamos nos aproximando do Dia das Criançasvamos pensar com um carinho extra na alimentação dos pequenos que tem algum distúrbio de deglutição…

Hoje vou falar do visual, e depois, postarei algumas receitinhas especiais para eles!!

No prato do pequeno paciente é necessário haver muitas cores: verde, laranja, rosa, etc…temos alimentos de todas as cores o que já  facilita, mas claro que sei que não é fácil fazê-los comer legumes às vezes…por isso aqui entra a criatividade em ação:

– utilize moldes de diversas formas, personagens, etc – qualquer criança se impressiona em ver um mickey ou minie no prato…ou até mesmo uma estrela, um quadrado e um triângulo! Estas formas podem ser aquelas das massinhas de modelar…tem inúmeras formas para inventar!!!

– faça cremes coloridos (beterraba, moranga ou cenoura, espinafre ou ervilha, etc), sirva-os sempre separados junto com a os outros alimentos do prato para manter o sabor e pode acrescentar um: “Este creme é da Liga dos Super-Heróis e o Batmam adoraaaaa!!” e assim vai…

– e ainda pode fazer uma carinha com os cremes no prato…os pequeninos adoram!!!!

Minie e Pateta de frango, Mickey de moranga e Pato Donald de espinafre…

Uma saborosa e apetitosa carinha feliz!

 

Anúncios