TURMA CONFIRMADA!! É nesta quarta!

⭐️⭐️ AINDA DÁ TEMPO DE VOCÊ SE INSCREVER !!!! ⭐️⭐️
Ler mais

DISFAGIA E FESTA JUNINA – UM ALERTA!⚠

Sem dúvida, junho é um mês de comidas típicas tradicionais pelo Brasil afora.

Pipoca, pé-de-moleque, pamonha, amendoins, rapadura, bananada, marmelada, canjica, bolo de milho, cuzcuz, etc. ( os nomes podem ser diferentes dependendo da região).

É compreensível que nesta época de festas juninas, muitos pacientes e, muitas vezes, a família sentem-se “tentados” a trapacear na sua consistência segura e comer “só um pedacinho”, porque é só “nessa época do ano”!

⚠ Mas, é preciso lembrar que essas comidas têm um alto risco de asfixia!

Essas comidas tem uma textura muito difícil para quem tem dificuldade de deglutição (disfagia) e podem se tornar um grande perigo.

📍 Apesar da pandemia, sem festas presenciais, a tradição segue aí, as prateleiras dos supermercados e vitrines cheias de gostosuras para nos lembrar das comidas típicas tão tradicionais, que acabam vindo pra casa e colocando o paciente em risco. Sim, em risco de asfixia!

Apesar de toda a tradição, da emoção envolvida nessa época do ano (que pode ser mais forte em algumas regiões/ pessoas) não vale a pena arriscar a segurança do paciente!

É possível sim que alguém com disfagia coma “comidas juninas” com algumas adaptações, e que se tenha opções para o paciente!!

Pense em como oferecer essas gostosuras na consistência segura. Você encontra algumas receitas aqui.

O importante é manter-se firme nas orientações de uma alimentação segura, orientadas pelo fonoaudiólogo.⁠

E curtir uma comidinha junina adaptada, saborosa e bem segura.

Mantenha a segurança ao se alimentar, ou alimentar alguém com disfagia!

E em caso de dúvidas, consulte um fonoaudiólogo.⁠

Fga Cristiane G Rama

#porumpastosomelhor

🤎Páscoa e Disfagia🤎 – Milk Shake de Nutella!! #porumpastosomelhor

Páscoa e chocolate é uma tradição, não tem jeito!!! Mas o paciente disfágico não pode saborear um pedaço de chocolate em barra ou um ovo de páscoa clássico, por isso, é preciso usar a criatividade para que eles possam aproveitar esse doce tão gostoso, numa consistência segura.

Esta receita certamente irá agradar crianças e adultos, disfágicos ou não…que tal aproveitar e fazer pra família toda aproveitar unida!?

Ler mais

🎄💖 Ao Cuidador, com carinho! 🎄💖

Encontrei esta semana este post no blog CaregiverFamilies e fiquei encantada. Decidi que devia traduzir para que todo cuidador ao meu alcance pudesse ler um reconhecimento tão lindo como esse. A autora teve a ideia de criar a própria versão da música tradicional “Doze presentes de Natal” que seu “verdadeiro” ente querido desejaria para você, se pudesse.

Ler mais

🎄❤ Panetone Pastoso – #porumpastosomelhor no Natal ❤🎄

O Natal está aí!!! Que tal oferecer pro paciente disfágico um panetone (ou chocotone 😋) pastoso?!

É possível?! É sim!!!! Eu utilizo a técnica dos sanduíches e bolos com calda de espessante, mas não é todo paciente que consegue comer dessa forma, e nesse caso pode ser necessário processar no mixer!

Ler mais