Verão e Disfagia – Parte I

Hoje estou começando uma série de postagens sobre a dieta para disfagia no verão!! Quero oferecer para os pacientes disfágicos algumas opções de receitas e refrescos para ajudar nesse calorão todo!! Vamos lá!!!

Este começo de ano têm sido realmente de dias muitooo quentes, pelo menos aqui em Porto Alegre, a temperatura passa dos 40º quase todos os dias…E esse calor pede algo que refresque!!! Sendo assim, aumenta muito a nossa necessidade de hidratação e principalmente nos pacientes disfágicos há que se ter um maior  olhar para isso, pois normalmente eles têm uma tendência a recusar os líquidos quando espessados, e isso acontece mais ainda com a água. Quem não gosta – neste calorão – de se deliciar com um copão de água cheio de gelo pra se refrescar!?? Bom, o paciente disfágico não pode fazer isso. Podemos espessar uma água bem gelada, mas o gelo não pode ir junto…e adicionada ao espessante, a água fica “sem graça” para o paciente não é?!  É essa a queixa que sempre recebo…

Mas isso pode mudar! Tenho orientado muito a “água aromatizada” para os pacientes disfágicos. Tenho certeza que vai melhorar a ingesta de água a partir do momento que se melhorar a “aparência” e o sabor dessa água! A última que eu fiz aqui em casa foi assim: Coloquei em uma jarra de vidro: Água, rodelas de limão siciliano, rodelas (estrelas!) de carambola e folhas de hortelã e muuuuitooooo gelo! Ficou D-I-V-I-N-A. Até quem não gosta de água, toma! Para o paciente disfágico, fazemos a mesma montagem acima, porém na hora de servir, coloca-se a água da jarra em um copo, coando com uma peneira para não ir nenhum resíduo que a água possa ter e adiciona-se o espessante na medida necessária. Ofereça essa água várias vezes ao dia…beem gelada…e sempre, sempre, espesse somente na hora de servir. A jarra pode ficar por horas na geladeira, assim vai pegando bem o gostinho do que foi colocado.

* Sempre sirva em jarras de vidro, que irão oferecer uma aparência agradável à água que estará com um visual bonito e colorido, e procure deixar à vista do paciente na hora de servir, assim irá aumentar a vontade de ingerí-la.

* Utilize sabores que o paciente goste…pode ser qualquer fruta, legume ou hortaliças…Mas, cuidado, não misture muitos sabores, senão irá parecer um suco “aguado”. Recomendo no máximo 2 frutas (ou legumes) e uma hortaliça.

Vejam alguns exemplos de receitas:

 

CP-350-truqueEP7

Ingredientes:

1 laranja

1 rama de canela

10 folhas de hortelã

1 l de água gelada e pedras de gelo

Modo de Preparo

 Lave bem todos os ingredientes.  Numa tábua, fatie a laranja em rodelas finas.
Numa jarra, junte todos os ingredientes e misture bem. Na hora de servir para o paciente disfágico, coe e adicione espessante na medida necessária.
……………………………………………………………………………………
agua-saborizada-blog-da-mimis-michelle-franzoni-morango (1)

Ingredientes:

6 morangos

1/2 limão siciliano

ramos de manjericão

gelo e água para preencher a jarra

Modo de Preparo
 Lave bem todos os ingredientes.  Numa tábua, fatie os morangos em rodelas grossas e o limão siciliano em fatias finas.
Numa jarra, junte todos os ingredientes e misture bem. Na hora de servir para o paciente disfágico, coe e adicione espessante na medida necessária.
………………………………………………………………………………
E aqui, mais algumas fotinhos para inspiração:
Espero que todos se refresquem!!!
Bjs,
Cris
………………………………………………………………………………………………..
Fonte das fotos: Google Imagens
Anúncios

Um comentário em “Verão e Disfagia – Parte I

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s