Disfagia e Inverno 10 – Caldo caseiro de Frango

 

“Olá! O post de hoje (na verdade, serão 3!) vai ser sobre fazer caldo caseiro, já que todas as receitas de sopa ou creme que postei, pede um caldo de legumes (ou de frango ou de carne) na receita! Nada melhor do que utilizar um caldo feito em casa e não utilizar os caldos prontos que não são uma opção saudável. Você pode fazer o caldo a mais  e congelar em porções por até 3 meses! ”

Neste segundo post vai a receita do Caldo de Frango!

Espero que gostem!

Caldo de Frango (base para sopas, cremes, molhos)

Ingredientes

  • 1 frango inteiro (cerca de 1,5 kg)
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão
  • 1 cebola
  • 4 litros de água
  • 1 folha de louro
  • 1 talo de salsinha com folhas
  • 1 folha de alho-poró
  • 4 grãos de pimenta-do-reino
  • 3 cravos-da-índia
Faça o pré-preparo dos legumes: lave a cenoura e o talo de salsão; descasque e corte a cenoura em 4 pedaços; reserve uma folha e corte o salsão em 4 pedaços; descasque e corte a cebola em quartos.
Junte as folhas de salsão, de alho-poró, de louro e o talo de salsinha. Amarre com um barbante de algodão para formar um buquê. Reserve.
Retire os miúdos de dentro do frango e reserve na geladeira – você pode usar em outra receita. Numa panela grande (ou caldeirão), coloque o frango e os pedaços de cenoura, salsão e cebola. Regue com a água para cobrir todos os ingredientes.
Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar até subir as primeiras bolhas da fervura. Diminua o fogo e deixe cozinhar em fervura branda, sem tampar, por 2 horas – evite a fervura vigorosa, que pode dissipar o sabor dos ingredientes, além de turvar o caldo. Durante esse período, com uma escumadeira, retire e descarte a espuma que subir à superfície.
Após as primeiras 2 horas de cozimento, acrescente o buquê de ervas, os grãos de pimenta-do-reino e os cravos. Deixe cozinhar por mais 2 horas – no total, o caldo leva 4 horas para ficar pronto. Durante este período você não precisa ficar colada no fogão: a cada meia hora dê uma olhadinha.
Assim que o caldo estiver pronto, desligue o fogo e, com a escumadeira, retire e despreze o frango – todo o sabor e nutrientes do frango passaram para o caldo, a carne fica ressecada e sem sabor. Sobre uma tigela grande, coe o caldo numa peneira e despreze os ingredientes. Utilize o caldo a seguir em sopas e risotos ou deixe amornar antes de armazenar.
Para armazenar: transfira o caldo para potes de vidro com fechamento hermético, caso queira manter na geladeira por até 5 dias. Se preferir, distribua em forminhas de gelo e leve para o congelador. Quando firmar, transfira para sacos plásticos e conserve congelado por até 3 meses.

√ Lembre sempre de verificar com a nutricionista se o paciente pode consumir os ingredientes da receita e as condições para inserí-la em sua dieta!

 

Foto: Cozinhologoexisto

Receita: Panelinha

 

Anúncios

Um comentário em “Disfagia e Inverno 10 – Caldo caseiro de Frango

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s