Dieta Pastosa na Semana Farroupilha! E o chimarrão, tchê!? #porumpastosomelhor

Impossível falar de comidas e bebidas típicas gaúchas sem falar em chimarrão, né? Esta bebida típica, de sabor amargo e temperatura elevada está no dia-a-dia dos gaúchos e é consumida em vários momentos, de acordo com os costumes de cada família.

Mas, quem é disfágico ou tem um familiar ou paciente disfágico sabe bem que o para os pacientes que necessitam espessar os líquidos, o chimarrão fica proibido! Além de ser um líquido, é servido muito quente e junto com a água podem vir pedacinhos da erva. Além disso, a bomba serve como um canudo, também contra-indicado para a grande maioria dos disfágicos.  Apesar de serem muitos os contras do chimarrão, que fazem com esta bebida seja proibidíssima para quem tem Disfagia, não significa que o paciente disfágico precise se privar do sabor. Então, bora fazer chimarrão espessado!???

Chimarrão Espessado (servido em xícara oK!?)

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (cheias) de erva-mate
  • Espessante, o necessário, conforme orientação da(o) fonoaudióloga(o)

Leve um litro de água filtrada ao fogo. Não deixe ferver. Quando deixamos a água em ebulição por muito tempo, ela vai perdendo oxigênio enquanto evapora.

Assim que as primeiras bolhinhas de fervura começarem a surgir, coloque duas colheres de sopa de erva-mate cheias. Apague o fogo. Tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos.

Para servir, coe em uma peneira muito fina e sirva em uma xícara. Adicione a quantidade de espessante necessária conforme orientação da(o) fonoaudióloga(o) para o paciente.

OBS: Se ainda passar erva na peneira que você tem em casa, utilize o coador de café com filtro! A peneira realmente tem que ser muito fina!!

 

√ Lembre sempre de verificar com a nutricionista se o paciente pode consumir os ingredientes da receita e as condições para inserí-la em sua dieta!

 

Foto: Google Images

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s