Como tudo começou…

Este post fiz para o meu 1º blog, que agora estou desativando, mas publico aqui novamente, para que possam conhecer como iniciei esse trabalho com a Culinária para pacientes disfágicos.

sábado, 6 de agosto de 2011

Bom, finalmente posso dizer: estou Fonocozinhando!!! Conheci a Oficina Culinária Terapêutica para pacientes disfágicos em 2003, com a minha mentora, maior incentivadora e grande amiga Fga.Patrícia Barcellos Diniz…eu fazia estágio com ela no Centro de Saúde Vila dos Comerciários e lá ela realizava uma oficina para demonstrar aos pacientes disfágicos, seus familiares e cuidadores, a dieta para disfagia, ensinava as consistências e mostrava que era possível comer uma comida boa, mesmo nessa condição. Logo “me apoderei” da oficina, já que adorava a cozinha e tinha sede por aprender. A partir daí, comecei a pesquisar muito sobre a adaptação da dieta, receitas, padronizações, etc. Sempre realizei a oficina com meus pacientes, dava consultorias para fonos e nunca parei de pensar em como fazer melhor. Muitas vezes me pegava em casa, cozinhando, pensando em como adaptar aquilo que eu estava fazendo e muitas vezes liquidificava uma porção pra ver como ficava e lá vinha uma nova receita…
Hoje, mudei o nome da oficina para Oficina de Culinária Adaptada para pacientes disfágicos, mas a preocupação e intenção continua a mesma: oferecer dignidade ao paciente que precisa adaptar sua alimentação, mostrar que é possível comer uma comida bonita, apetitosa e saborosa sempre, seja qual for a consistência!

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s