Dieta Pastosa e Natal – Ceia Pastosa! #porumpastosomelhor

Neste post, quero deixar algumas dicas e opções saborosas para a Ceia Pastosa de Natal do paciente disfágico. Seja qual for o tipo de carne que terá na Ceia da família, você pode aproveitar e fazer o pastoso para o paciente disfágico. Além disso, deixo algumas opções de acompanhamentos que combinam bem com qualquer carne (porco, chester, peru ou peixe).

Quem experimentar e quiser compartilhar fotos comigo, aqui no blog, ou no facebook, vou adorar! Vamos mostrar ao mundo que o paciente disfágico também aproveita!! #porumpastosomelhor

1 – Peru, Chester, Porco ou Peixe

Não postarei uma receita específica de carne pastosa, pois a ideia é utilizar a carne da Ceia da família. A dica que posso deixar aqui é separar alguns pedaços da carne já pronta e triturar em um mixer. Importante que seja um mixer ou mini processador, pois eles funcionam melhor que o liquidificador para porções pequenas! Tenha em mãos um caldo do tipo de carne que irá usar (frango, peixe ou carne), requeijão e creme de leite. Coloque a carne no mixer e vá adicionando aos poucos quantidades de creme de leite, e caldo para auxiliar a fazer o pastoso. Bata até obter um purê liso.

  • as aves tipo Chester ou Peixe como Salmão, Linguado (sem espinhas) serão mais fáceis de triturar.

2 – Acompanhamentos

Purê de Batata Doce

Ingredientes

  • 3 batatas-doces brancas médias
  • 1 xícara (chá) da água do cozimento
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
  • 1/2 colher (chá) de sal

Lave, seque e descasque as batatas-doces. Corte em rodelas grossas e transfira para uma panela média. Cubra com água e tempere com ½ colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto e, assim que ferver, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até ficarem bem macias – para verificar, espete com um garfo.

Desligue o fogo e reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. Escorra as batatas por uma peneira. Volte as batatas, ainda quentes, para a mesma panela e bata com um mixer até ficar bem liso. Acrescente, aos poucos, a água do cozimento para dar o ponto. Junte a manteiga e mexa bem com uma espátula até derreter e o purê ficar cremoso. Prove e, se necessário, tempere com mais sal. Sirva a seguir.

Receita: Panelinha

————————-

Purê de Abóbora com Ricota e Curry

Ingredientes

 . 500 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
. 2 colheres (sopa) de creme de ricota
. 1 colher (sopa) de azeite
. 1/2 colher (chá) de curry em pó
. noz-moscada ralada a gosto
. sal e pimenta-do-reino a gosto

Cozinhe os cubos de abóbora no vapor, temperando com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Quando estiverem bem macios, desligue o fogo e passe a abóbora no mixer ou liquidificador.
Numa panela, junte o creme de ricota, a abóbora, o azeite e o curry. Leve ao fogo para aquecer e tempere com noz-moscada e, se necessário, sal. Sirva a seguir.

 Receita adaptada de: Panelinha

————————-

Molho de Abacaxi para Assados 

Ingredientes

 . 1 abacaxi
. 1/4 de xícara (chá) de vinho branco
. 1/2 cebola
. 1 colher (sopa) de farinha de trigo
. 1 1/2 colher (sopa) de mel
. 1 folha de louro
. sal e pimenta-do-reino a gosto

 Descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte o abacaxi em cubos médios.
Transfira os cubos de abacaxi para o copo do liquidificador e bata até ficar liso. Sobre uma tigela, passe o suco por uma peneira – aperte a polpa com as costas de uma colher para extrair todo o caldo. Reserve.
Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Refogue por cerca de 5 minutos até ficar bem murcha.
Acrescente o mel e misture bem. Regue com o vinho, misture e deixe cozinhar até secar. Polvilhe a farinha e mexa bem por cerca de 3 minutos, até ficar parecendo uma cola – não se assuste, é assim mesmo, essa mistura vai engrossar o molho.
Retire a panela do fogo e regue com cerca de ½ xícara (chá) do suco de abacaxi. Misture bem com um batedor de arame para dissolver todos os gruminhos de farinha. Acrescente mais um pouco do suco e mexa novamente, até ficar liso – é importante adicionar o suco aos poucos para o molho não empelotar. (se necessário, passe no mixer) Junte a folha de louro. Misture e volte a panela ao fogo baixo. Tampe e deixe cozinhar por mais 20 minutos – mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Desligue o fogo, prove e acerte o sal e a pimenta-do-reino. Transfira para uma molheira e sirva a seguir para acompanhar o pastoso de carne!

Receita: Panelinha

 √ Lembre sempre de verificar com a nutricionista se o paciente pode consumir os ingredientes da receita e as condições para inserí-la em sua dieta!

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s