♥ Disfagia na Páscoa – o Paciente merece uma refeição especial ♥ #porumpastosomelhor

É uma tecla que eu sempre bato (e que eu sempre vou bater rsrsrs!!): Datas Especiais merecem um carinho especial na mesa do paciente disfágico! Assim é a nossa vida. Celebrações juntam a família, e são recheadas de memórias culinárias, seja um prato principal de uma vó, ou o doce tradicional da mãe, o fato é que datas comemorativas sempre remetem ao prazer de comer, à se pensar em que pratos especiais são feitos e algumas famílias ainda capricham na decoração da mesa, que deve ser especial também.

O paciente disfágico sofre uma grande perda no prazer de se alimentar: perde textura, perde o que está acostumado a comer todos os dias, perde os sabores como eram antes sentidos, perde muitas vezes a vontade de comer… e não precisa ser assim. Não PODE ser assim.

Uma forma de buscar resgatar isso tudo é colocar no preparo da dieta pastosa uma atenção especial, através do carinho, do amor e do afeto: ♥ No carinho com que se preparam os alimentos, ♥  No amor pelo que se faz para aquela pessoa e ♥  No afeto depositado naquela lembrança olfativa ou visual que marca algum momento da vida do paciente e que está presente de alguma forma, da forma que for possível agora.

Então, vamos pensar nas refeição deste feriado de Páscoa, vamos caprichar de alguma forma, tentando resgatar o que já foi importante – nesta data – para o paciente disfágico. Comia  peixe na sexta-feira santa? Façamos peixe… dá pra adaptar o prato tradicional? ótimo, senão façamos outra receita mas que o sabor tradicional esteja lá!

Voltarei em outro post com receitas para o feriado, mas neste quero deixar umas dicas para caprichar no visual da mesa, ok!? Usa a louça mais bonita da casa, coloca um guardanapo de pano, serve a bebida numa taça…o paciente disfágico merece! ♥

Fotos: Google Images

Anúncios

2 comentários em “♥ Disfagia na Páscoa – o Paciente merece uma refeição especial ♥ #porumpastosomelhor

  1. Meu pequeno príncipe vai ter uma ceia linda e deliciosa…. Farei um pirão de peixe, papinha de arroz, purê de cenoura c maionese caseira e um caldinho de feijão (que ele adora). De sobremesa, uma tortinha cremosa de bolacha c recheio de ganache de chocolate. Hummm ele vai adorar! Obrigada à vcs pelas dicas. Logo envio fotinho da nossa páscoa 🤗😘

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s