Nova terminologia IDDSI – Padronização global para consistências #porumpastosomelhor

É com muito prazer que hoje escrevo este post para falar sobre um assunto tão importante! Há muito tempo eu venho dizendo que seria muito bom que todos os profissionais relacionados com o paciente disfágico falassem a mesma língua, ou seja, que os nomes dados às consistências para disfagia fossem os mesmos.

Mas, bem distante dessa realidade, vemos aqui no Brasil (como em muitos outros países), cada região utilizando uma nomenclatura, um padrão de espessamento, bem como não havendo uma língua comum entre fonos e nutris, profissionais que trabalham em conjunto na atenção ao paciente disfágico. Enquanto na classificação da nutrição a DIETA PASTOSA é uma dieta que inclui alimentos macios e cremes, mas permite haver pedaços e mistura de consistências (líquido+pastoso ou líquido+sólido), a DIETA PASTOSA do paciente disfágico jamais pode ter essas características. O paciente com disfagia necessita de uma alimentação adaptada às suas necessidades funcionais: é uma questão crucial de SEGURANÇA!

Aos poucos, isso vem mudando. Já vemos vários locais montando um serviço  de Fono+Nutrição com uma nomenclatura única quando se trata de Disfagia.  Minhas oficinas, assim como este blog, objetivam justamente levar mais informação, para que aos poucos consigamos ir mudando e fortalecendo este aspecto tão importante no atendimento aos disfágicos.

E agora, temos uma nova terminologia sendo proposta e iniciando sua implantação em em alguns países como Canadá, Austrália e EUA. A IDDSI (International Dysphagia Diet Standardization Initiative) é uma iniciativa global para padronizar dietas para pessoas com transtornos de deglutição. Os novos padrões de dieta IDDSI abordam líquidos e sólidos espessados ​​com descrições, não com texturas relacionadas a produtos comuns, como xarope ou mel ou néctar. Existem oito níveis de espessura e textura que cobrem alimentos líquidos e sólidos.

Imagem1.png

Por considerar uma ferramenta crucial ao nosso trabalho, realizei a tradução dessa nova terminologia para o Português, e os dois documentos relacionados estão disponíveis no site da IDDSI para download e para FEEDBACK. Sugestões ou críticas à tradução podem ser enviadas para o email:  portuguese@iddsi.org

Link para acessar o material traduzido: www.iddsi.org/translations

cropped-img_header_new

Nos próximos posts, abordarei mais essa questão tão importante como a das consistências!

 

 

Anúncios

2 comentários em “Nova terminologia IDDSI – Padronização global para consistências #porumpastosomelhor

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s