Culinária Adaptada
A Culinária Adaptada em Disfagia é a modificação da alimentação do paciente disfágico para uma consistência que seja mais segura para ele.
Para saber mais sobre a Disfagia, clique aqui.
Esta modificação pode ser dos alimentos sólidos, dos líquidos ou de ambos. Apesar de parecer fácil, adaptar uma alimentação normal pode ser um desafio, já que na consistência pastosa o sabor, a variedade e a aparência da refeição podem estar comprometidos, interferindo na aceitação e ingesta do paciente.
Meu objetivo é poder orientar tanto os profissionais quanto os familiares e cuidadores de pacientes disfágicos a respeito da dieta pastosa, demonstrando as consistências, e dando dicas de como fazê-las. Com ênfase nos sabores e aparência do prato, demonstro que é possível oferecer uma refeição bastante saborosa e atrativa, além de variada, devolvendo a dignidade ao se alimentar ao paciente.
Prato principal: Purê de batatas, creme de moranga, creme de espinafre, frango ao molho de 4 queijos e cumbuquinha de feijão. Foto: Fonocozinhando
Muito interessante o tema do seu blog.
Sou Terapeuta da Fala em Portugal e pela primeira vez li um blog orientado para a culinária adaptada para doentes com disfagia, uma óptima ideia e uma belicissima forma de incentivar os pacientes, cuidadores e até Terapeutas para este desafio.
Obrigada por partilhar a sua sabedoria.
Daniela Gonçalves
CurtirCurtir
Obrigada Daniela!! Vi que você compartilhou o link no seu blog! Obrigada por divulgar!
Um abraço,
Cristiane
CurtirCurtir
Adorei o blog!
Embora meu blog seja com foco em nutrição infantil, vou compartilhar para que as mamães vejam como dá para montar papinhas para seus filhos separadamente!
CurtirCurtir
Obrigada Danielle!! E obrigada por compartilhar!
Abraço,
Cristiane
CurtirCurtir
Meu marido é portador de ELA, e a fono que o acompanha me indicou seu blog.
Pode enviar a receita do creme de espinafre e do frango com queijo ? Obrigada !!
CurtirCurtir
Estou muito feliz em encontrar seu blog. Meu pai tem disfagia há 6 anos. Sua dieta deve ser de pastosa para líquida. Em dias comuns ele aceita as sopas, mas todos os dias enjoa. Além disso, em datas comemorativas sempre temos dificuldades em colocá-lo à mesa, passando vontade por não poder comer do nosso cardápio. Espero ver mais receitas aqui pra melhorar a qualidade de vida dele.
CurtirCurtir
Bom dia, minha mae tem ELA a 6 meses e tem disfagia, gostaria de adicionar a carne (vermelha) a sua dieta, de que forma, que outras receitas posso utilizar?
Parabéns pela iniciativa
Obrigado
CurtirCurtir
Muito bom.a fonoaudiologia estava precisando desse suporte na gastronomia! Parabéns !
CurtirCurtir
Muito bom.a fonoaudiologia estava precisando desse suporte na gastronomia! Parabéns , pela iniciativa .
CurtirCurtir
Muito interessante! Ultimamente ando procurando artigos e orientações para paciente com ELA. Esse blog ajudará muito. Parabéns pelas informações.
CurtirCurtir
Muito interessante!
CurtirCurtir
Onde posso comprar um livro com as receitas para quem tem problema de disflagia ?
CurtirCurtir
Bom dia!! Gostaria de algo para substituir o espessante
CurtirCurtir
Olá Ivanilda! Te respondi por email!
um abraço!
CurtirCurtir
Olá você indica arroz papa para dietas semi líquidas ?
CurtirCurtir
Olá claudia! o que seria a dieta semi-líquida? não utilizo essa categoria na minha classificação (aliás, meu último post fala bem sobre esse assunto!! rsrs). Se quiseres podes me enviar um email mais detalhado no fonocozinhando@gmail.com.
Um abraço,
CurtirCurtir
olá, tudo bem?
existem receitas com carne? como devo adaptar um bife?
CurtirCurtir
Amei o blog! Muito bom para nós fonoaudiólogas ! Indicando para meus pacientes!
CurtirCurtir
Obrigada Catarina!! Fico feliz com teu retorno!!
CurtirCurtir
Cristiane teu blog e genial gostaria de fazer o curso contigo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Int eressa mte o tema
CurtirCurtir
Olá! Meu paizinho tem 85 anos e tem problema de disfagia. Começou no ano passado, e sua dieta é pastosa e liquidos espessados. O que ele adora é pastel, coxinha e kibe. Poderia me passar algumas receitas?
CurtirCurtir
Oi Cris,
É um prazer ver o seu trabalho, humanizado e diferenciado. Essa sua iniciativa é muito bem vinda, traz para nós profissionais de saúde um pouco do seu conhecimento e de sua ciência, mostrando que a dieta pastosa pode ser atrativa, gostosa e bem aceita pelas pessoas com disfagia, e que vai muito além de alimentos liqüidificados todos juntos, monocromático, permite que o paciente possa ter prazer em comer, possa aguçar os sentidos, possa degustar cada alimento, sentindo o gosto de cada um deles. Parabéns
Flávia
CurtirCurtir
Obrigada!! ❤❤❤❤
CurtirCurtir