Canjica pastosa

Foto: Fonocozinhando

    Ingredientes:

     . 250 grs de canjica branca

. 700 ml de leite

. 1 lata e 1/2 de leite condensado

. canela e cravos a gosto

 

Escolha e lave a canjica. Cozinhe a canjica na panela de pressão, colocando água para cozimento cerca de 3 dedos acima da canjica (normalmente eu acabo não deixando de molho, mas você pode deixá-la, se preferir). Se não deixou de molho, cozinhe por uns 30 min. Verifique se a canjica ficou bem macia (é necessário que ela fique bem macia para triturar melhor).

Após cozida, retire a água do cozimento, deixando uma quantidade mínima da água ainda na panela. Adicione o leite, os cravos e a canela em pó a gosto e coloque para ferver sem fechar a panela. Deixe por uns 15 min em fogo baixo. Adicione o leite condensado, misture e desligue o fogo. Após amornar, retire os cravos e triture tudo no liquidificador ou mixer para chegar à consistência desejada.

OBS. IMPORTANTE:

1. A quantidade de caldo adicionado aos grãos da canjica na hora de triturar (já pronta) é que vai definir a consistência. Para um pastoso fino é necessário adicionar aos poucos o caldo para que não fique um líquido espessado.

2. A canjica necessita ser bastante triturada para ficar homogênea. Não podem ficar gruminhos no creme da canjica. Se necessário, pode-se passar por uma peneira.

 

√ Lembre sempre de verificar com a nutricionista se o paciente pode consumir os ingredientes da receita e as condições para inserí-la em sua dieta!

Anúncios

5 comentários em “Canjica pastosa

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s